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Especializada em Transmissões

Automáticas, Automatizadas, CVT e DSG

há mais de 26 anos!

 

 

 

 

  Especializada nos seguintes câmbios:  

Câmbio Peugeot, Renault e Citroen – modelo AL4 

Câmbio de Honda Civic ano 93 e 2005 – Modelo SLXA 

Câmbio Audi A3 – Modelo 01M 

Câmbio Fusion/Captiva V6 – Modelo 6T70 

Câmbio Sonic, Cruze, Cobalt – Modelo 6T30

Câmbio Jetta/ Passat – Modelo 09G 

Câmbio Vectra/Zafira/Astra – Modelo AW50-40LE  

Passat, Jetta, Audi, Volvo – Modelo DSG 

Câmbio  Nissan, Fluence e Honda – Modelo CVT

 


 9 Dicas para aumentar a durabilidade do seu câmbio automático!

Infelizmente é comum alguns defeitos como; acender a luz de anomalia do câmbio, não mudar de marchas, patinar, aparecer vazamentos, barulhos no conversor e até trancos (tanto em AUTOMÁTICOS como em CVT).

Para evitar os problemas citados, quem dirige carros equipados com câmbio automático deve estar atento a detalhes que podem fazer toda diferença na durabilidade do sistema.

Definitivamente, não é só colocar na posição D! Confira dicas valiosas para manter em dia o seu câmbio automático:

  1. 1ª Lembre dessa ordem e evite sobrecarregar o câmbio com o peso do veículo. Ao estacionar, coloque a alavanca na posição NEUTRO “N”, puxe o freio estacionamento/freio de mão e só então coloque na posição PARKING “P”.

  2. 2ª Muitos condutores pensam que devem arrancar sempre na posição “D”. Mas nem sempre! Caso esteja estacionado em uma subida ou descida, utilize a posição “1” para sair em PRIMEIRA MARCHA, evitando assim um desgaste desnecessário do conjunto. A posição “D” deve ser usada em locais planos.

  3. 3ª Em descidas longas, não utilize a marcha “D” tampouco a marcha “N”, já que na primeira situação o carro pode ganhar muita velocidade, obrigando assim uma frenagem brusca. Na segunda situação, o câmbio fica sem lubrificação. Utilize a posição “2”SEGUNDA MARCHA ou “3” TERCEIRA MARCHA e faça valer o freio-motor.

  4. 4ª Manutenção é essencial para não ficar na mão! É fundamental trocar o óleo a cada 45 mil quilômetros na maioria dos casos (verifique o manual).

  5. 5ª Sem pressa! Não engate a MARCHA RÉ “R” enquanto o veículo ainda estiver em movimento. Pare totalmente o carro, aperte o botão de travamento da alavanca e só então coloque em “R”.

  6. 6ª Não engate “P” com o carro em movimento, pois o tranco pode prejudicar a vida útil do sistema da transmissão. E você pode causar um acidente de trânsito.

  7. 7ª E agora? Em casos de pane prefira rebocar seu carro em um guincho de plataforma, já que as rodas do eixo responsável pela tração de um automático não podem rodar por muito tempo com o veículo desligado, sob o risco de danificar alguns componentes da transmissão.

  8. 8ª Em casos de subida em ladeira com o carro muito pesado/carregado, provavelmente sua transmissão irá ficar alternando entre uma marcha mais alta e uma mais baixa (2a e 3a, por exemplo). Evite esse desgaste desnecessário e desligue o OVERDRIVE. Ou caso seu veículo tenha uma transmissão TIPTRONIC, faça as trocas manualmente, sentindo os giros do motor.

  9. 9ª Algumas transmissões automáticas mais inteligentes possuem sistemas que detectam quando o carro não está mais em movimento, realizando assim uma transição automática para o ponto morto “N”. Caso seu veículo não seja equipado com estes sistemas e o período com o veículo parado for longo, mova a alavanca para a posição “N” e economize combustível.

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10 dicas para você que adquiriu um veículo com Câmbio Automatizado! 

1ª Quando paramos em semáforos demorados, estando no modo automático, estamos, na verdade, queimando a embreagem. O Suplemento (veio junto com o manual) nos adverte, então, que posicionemos a alavanca de câmbio em “N”NEUTRO, e continuemos com o pé no freio; após sinal verde do semáforo, volte o câmbio par o moto automático e acelere.

2ª Nos casos de parada do veículo em aclives (subidas), para preservar a integridade da embreagem, NÃO se deve “SEGURAR” o veículo por meio da aceleração do motor, mas sim utilizar o freio e só acelerar no momento de arrancar. Os descumprimento das dicas 1ª e 2ª, poderá provocar aquecimento da embreagem, o que será mostrado no painel.

3ª Nos semáforos em descidas, embora seja desaconselhável pois o carro fica “solto”, pode-se colocar em “N” – NEUTRO  (pisando no freio, senão o carro desce e bate no da frente). Quando o semáforo abrir e acionarmos o automático, o sistema automaticamente selecionará a marcha adequada.

4ª É possível desligar o veículo no modo “N”, no entanto, o sistema soará alguns bips, tal sinal vos alerta de que, por questão de segurança, devemos desligar o veículo SEMPRE EM PRIMEIRA MARCHA, isso faz com que o mesmo não fiquei dependente apenas do ferio de mão, mas sim também da marcha engatada.

5ª Nas ultrapassagens onde há a possibilidade de riscos, ou seja, você dispõe de pouco tempo para concluir a ultrapassagem, o procedimento correto é REDUZIR UMA MARCHA NO MODO MANUAL, dando um leve toque pra cima (para frente (-)), e fazer a ultrapassagem. Caso contrário, se deixar no automático e acelerar pra obter o melhor desempenho do motor, o sistema faz uma redução de marcha sem você está esperando, isso faz com que seu tempo para concluir a ultrapassagem sejam insuficiente.

6ª Em caso de o carro “DESLIGAR” por questões adversas, bateria fraca, por exemplo, chamar socorro. NUCA TENTE DAR A PARTIDA NO “TRANCO”, pode danificar o sistema, uma vez que o mesmo depende da energia da bateria pra poder funcionar perfeitamente.

7ª Ao abrir a porta do motorista do veículo emite um som meio robótico. Não se assuste. É Apenas a central preparando o sistema pra uma eventual partida.

8ª Uma vez o veículo com o motor ligado e em MARCHA, ao abrirmos a porta do motorista, a central automaticamente coloca o câmbio no modo “N“. Tal procedimento evita que o veículo engate marchas com a porta aberta, evitando a ação de uma criança por exemplo enquanto o motorista está fora do veículo.

9ª É possível tirar o carro de inércia em 1ª ou 2ª marcha, bastando o câmbio está no modo manual e com a alavanca do mesmo, escolher a marcha que se deseja sair.

10ª Ao desligar o veículo, a central automaticamente memoriza a ultima marcha antes do carro ser desligado. Por exemplo: se você desligar o carro em 1ª marcha e em seguida colocar o câmbio no modo N, quando executar uma nova partida, o sistema vai mostrar 1ª marcha no painel. Portanto, desligue sempre o veículo em 1ª marcha, isso evita problemas e aumenta a segurança.

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