Clique para chamar no WhatsApp!

O Que Acontece Quando Colocamos Etanol no Carro a Gasolina?

A troca do combustível provoca diversos prejuízos ao motor. Não é recomendado!

Em situações que o motorista encontra-se em uma situação onde não tem a opção de colocar o combustível correto em seu veículo, o mesmo pode optar por utilizar um diferente provocando sérios problemas ao motor do veículo.

A utilização de outro combustível em um motor que foi desenvolvido para funcionar somente com gasolina, ocasionará estragos a curto e médio prazo.

Como o poder calorífico do álcool é menor ( poder calorífico é a energia que o combustível libera quando queimado) é de 6100 kcal/kg em contrapartida a da gasolina é na ordem de 9600 kcal/kg, o etanol torna-se mais difícil de ser pulverizado na câmara de combustão em temperaturas baixas.

Os veículos a gasolina não possuem o sistema de partida a frio (tanque auxiliar de gasolina), portanto sobrecarregará o motor de arranque.

Tanque Auxiliar de Partida a Frio
Tanque Auxiliar de Partida à Frio

Fonte: Motorização

Além disso como a taxa de compressão é menor em motores a gasolina, o carro irá levar mais tempo para esquentar e terá perda de desempenho, pois a ECU do motor foi programa somente para utilização da gasolina.

Outro problema que ocasionará a longo prazo é a corrosão nos componentes do motor, como: velas de ignição, bicos injetores e anéis do pistão; devido a porcentagem maior de água presente no etanol.

 

Créditos:https://www.canaldapeca.com.br/blog/o-que-acontece-quando-colocamos-etanol-no-carro-gasolina/

Share This:

Comments ( 0 )